Empresas que investem no desenvolvimento sustentável
É cada vez mais importante e fundamental que as empresas se atentem à questão ambiental. Por isso, é fundamental entender o desenvolvimento sustentável.
Empresas sustentável ganham destaque diante da concorrência. Elas investem em ações sustentáveis, o que permite que suas atividades sejam benéficas não só para a instituição, mas para o meio ambiente e toda sociedade.
Os hábitos de consumo estão mudando e as pessoas estão cada vez mais atentas. Muitas pessoas preferem pagar mais caro para apoiar instituições que possuem iniciativas sustentáveis e protegem o planeta.
Conheça algumas das empresas sustentáveis que se destacam no mercado
O consumidor está atento e reagem negativamente em relação às empresas envolvidas em escândalos e evidências de desrespeito ao meio ambiente. Essas empresas recebem grande mídia negativa e o reflexo disso é a queda das vendas e a quebra de confiança dos parceiros e consumidores.
Em contrapartida, um estudo realizado pelo instituto de pesquisa e opinião pública Market Analysis, revelou que as ações positivas alavancam a reputação das empresas.
Segundo os dados levantados, os principais fatores considerados pelo público são:
• Atuação ambiental responsável (34,1% das menções);
• Evidências de comportamento ético e transparente (18,2% das menções);
• Iniciativas sociais (17% das menções). As empresas sustentáveis que veremos a seguir são ótimos exemplos de atuação seguindo essas diretrizes.
1. Philips
A Philips é uma empresa holandesa que trabalha com produtos de alto consumo de energia. É exatamente para minimizar o impacto no meio ambiente que a empresa trabalha com dois objetivos principais: minimizar o dispêndio de eletricidade dos seus produtos e investir em tecnologias que possam satisfazer as gerações atuais, sem comprometer as futuras.
Podemos considerar a Philips como uma das grandes empresas sustentáveis pela forma como investe o seu capital. Desde 2010 a organização não poupa esforços e nem recursos para desenvolver produtos verdes – que economizam energia, não usam embalagens e substâncias tóxicas, são mais leves, podem ser reciclados e têm um tempo de vida maior.
Em 2017, a Philips foi nomeada líder da Indústria no Índice de Sustentabilidade Dow Jones com as melhores pontuações (100/100) em Estratégia climática, Relatórios ambientais, Ecoeficiência Operacional e Gestão da Inovação. Entre os destaques do seu desempenho está o programa “Vidas Mais Brilhantes, Mundo Melhor” – que resultou em um grande progresso no seu compromisso de ser neutra em relação à emissão de carbono até 2020.
2. Natura
A Natura figura entre as empresas sustentáveis de destaque pela intensificação do seu foco na área socioambiental nos últimos anos, com iniciativas que buscam aumentar o impacto positivo para toda a sociedade – e não apenas gerar lucro para a instituição. Entre as suas ações notáveis estão:
• O auxílio prestado às consultoras que vendem os produtos da marca para que elas consigam entrar na faculdade e aprender inglês;
• Criação, em parceria com a Coca-Cola, do IPS (Índice de Progresso Social). Esse índice é utilizado para melhorar a atuação das empresas no Médio Juruá, no Amazonas, com comunidades extrativistas que fazem parte de uma cadeia de fornecimento. A partir disso, foi identificado que era preciso investir em infraestrutura e saneamento na região;
• Transparência com a sociedade, informando aos consumidores qual é o impacto positivo causado pelos produtos comprados na sua loja virtual – mostrando se a aquisição contribuiu para ações educativas ou preservação florestal, por exemplo.
Além disso, a Natura também possui um conjunto de diretrizes chamado de Visão de Sustentabilidade 2050 – que visa ampliar o impacto positivo causado pela empresa até 2050, com ações que englobam desde os produtos até a gestão da instituição.
3. Fiat
Assim como a Philips, a Fiat é uma empresa que trabalha com um produto que causa um impacto negativo no meio ambiente. Por isso, grande parte dos esforços dessas empresas sustentáveis têm foco em minimizar as consequências negativas da utilização dos seus produtos.
A Fiat figura por seis anos consecutivos nos índices Mundial e Europeu da Dow Jones (DJSI) e possui uma série de programas sustentáveis:
• Desenvolvimento de produtos mais seguros, eficientes e com menos emissão de gás carbônico; • Redução do impacto ambiental e otimização do consumo de recursos naturais nas suas fábricas;
• Rede de concessionárias e fornecedores engajados com os conceitos e práticas de sustentabilidade da empresa;
• Execução de projetos de relacionamento com a comunidade; • Campanhas que mostram ao motorista como gastar menos combustível e evitar multas por poluição através de medidas simples – como checar o pneu, por exemplo.
Empresas sustentáveis: o futuro do mercado
Definir diretrizes sustentáveis, questionar modelos antigos e trazer o tema para os valores empresariais são ações que se tornam cada vez mais comuns pelas empresas que atuam no mercado.
Com a introdução de novas tecnologias, é cada vez mais fácil que cada organização cumpra o seu papel de impactar positivamente na sociedade – seja reduzindo a utilização de energia elétrica, a poluição nos processos de produção ou realizando ações sociais.
Fonte: http://www.atpsolar.com.br/5-empresas-sustentaveis-marketing-verde/
Reciclagem Santa Maria
Vamos juntos na busca por um mundo mais sustentável!
Contatos. Ponto Verde: (31)995912636 | (31) 3773-5521.
osso endereço: Rua Otávio Campelo Ribeiro, nº 2800 - Lote B. Bairro Eldorado.