Água cinza: como aproveitar a água de reúso.
Usar água de reúso, ou água cinza, é sinônimo de economia contra o desperdício e, junto de outras práticas como a redução no consumo de carnes e derivados animais, é uma forma de preservação ambiental.
A economia de água é uma medida importante para a preservação ambiental. Prestar atenção nos recursos que saem dos seus ralos é o primeiro passo para diminuir sua pegada hídrica (que envolve também a água consumida indiretamente, aquela necessária para a existência dos produtos e serviços que você utiliza).
Boa parte da água utilizada em uma casa é jogada fora com pouquíssimos resíduos e poderia servir de água de reúso em descargas, para lavar pisos, regar plantas ou lavar o quintal. Para a lavagem de 8 quilos de roupa, por exemplo, são utilizados cerca de 100 litros de água, volume suficiente para dar 16 descargas.
Isso é o que se chama água cinza, um tipo de água de reúso proveniente de banhos, máquinas de lavar roupa e lavatórios de banheiro. São aquelas águas que não entraram em contato com águas negras (as misturadas com fezes e urina). Essas águas de reúso ficam com aparências e cheiros diferentes dependendo de sua procedência e de quais produtos químicos estão misturados com elas.